quarta-feira, 10 de abril de 2013

Sobre a relação entre sintoma e objeto de estudo

Há algum tempo venho observando que a escolha de nosso objeto de estudo é um rastro deixado pelo nosso sintoma. Reconheço que não estou fundamentada psicanaliticamente o suficiente para validar essa percepção.
Hoje eu entendo porque escolhi estudar Direitos Humanos. Entendo porque observo e sinto como reajo ao tema e sou afetada por ele, como minha história diz de minha escolha. Eu inflamo, eu me exalto, é um encontro visceral. Eu reconheço minha urgência, a aceito, a entendendo assim como sinto a necessidade de revê-la, porém jamais abandoná-la. 
A urgência é meu grito por justiça, meu grito em prol da dignidade humana. E nesse encontro que a Nossa Senhora do Conhecimento me livre da cegueira instaurada pelos absolutismos.
Me tensione! Só assim eu me movimento...

Rosiane

Nenhum comentário: